Se 2025 ficará marcado pela Lei 15.100, que estabelece regras para o uso de celulares nas escolas, 2026 será lembrado pela chegada definitiva da BNCC Computação (Base Nacional Comum Curricular para a Computação). Enquanto a lei busca organizar o uso dos dispositivos em sala de aula, a BNCC orienta o desenvolvimento de competências digitais e de pensamento computacional.
Homologada em 2022, a BNCC Computação traz diretrizes que vão além da alfabetização digital, ou seja, da capacidade criar ou utilizar conteúdos usando tecnologia digital. As redes de ensino devem, ainda este ano, realizar as adequações necessárias para implementar a BNCC Computação em 2026, e garantir que os professores estejam preparados para conduzir os estudantes nessa nova etapa.
Assim como há transformações constantes ligadas à tecnologia, a necessidade de se manter atualizado também precisa ser permanente. É por meio da formação continuada que educadores poderão se apropriar melhor desses temas e priorizar os objetivos de aprendizagem previstos para essas aulas. No caso da computação, não é necessário ser um especialista na área, mas entender de que maneira ela pode aparecer de forma transversal na sala de aula.
“Educar é uma tarefa complexa. O digital pode apoiar, mas também impõe desafios que precisam ser enfrentados coletivamente”, aponta Ivan Siqueira, professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e relator da BNCC Computação.
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